DETALLE GRUPO DE TRABAJO 19

GT 19.  ANTROPOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM

Coordinadores:

Dr. Amurabi Oliveira – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Brasil. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH, Departamento de Sociologia e Ciência Política – SPO, Campus Universitário, Trindade; amurabi_cs@hotmail.com

Mg. Maximiliano Rúa – Facultad de Filosofía y Letras - Universidad de Buenos Aires (UBA) – Argentina. Programa de Antropología y Educación – Instituto de Ciencias Antropológicas – Facultad de Filosofía y Letras, UBA; maximilianorua@gmail.com

Prof. María Mercedes Hirsch– Facultad de Filosofía y Letras - Universidad de Buenos Aires (UBA) – Argentina. Programa de Antropología y Educación – Instituto de Ciencias Antropológicas – Facultad de Filosofía y Letras, UBA; m.mercedes.hirsch@gmail.com

Comentaristas: Marita Mena (UNR) y Lucia Caisso (UNC)

Sesión 1: “La enseñanza de la Antropología en el contexto universitário 1” (martes 1/12/2015) Horario: 8:30 a 12:30

1. Amilibia, Ivone R.

Colangelo, María Adelaida

Danel, Paula Mara

Rodríguez, Pablo César

Tello, Claudia B.

UNLP

La Antropología Social en la formación de Trabajadores Sociales. Reflexiones desde una experiencia de cátedra

2. Prof. Verónica Isabel Messina

Prof. Verónica Lía Zallocchi

FFyL, UBA

FFyL, UBA

El Rol del Tutor en la Formación Docente en Ciencias  Antropológicas

3. María Mercedes Hirsch 

PAE-ICA-FFyL-UBA

“Más allá de cuatro paredes y un pizarrón”: La importancia de la construcción de un eje para las prácticas de la enseñanza

4. Javier García

Maximiliano Rúa

UBA

UBA

“Tiene que tener un abordaje antropológico” o cómo un antropólogo construye un programa de una materia que no es Antropología.

5. María Laura Fabrizio

Soledad Gallardo

FFyL-UBA

FFyL-UBA

Enseñar en antropología: ¿para quién planificamos? Reflexiones en torno a la contextualización y a la producción de conocimiento en el aula.

6. Laura Cerletti

    Maximiliano Rúa

UBA y CONICET

UBA

Aportes de la Antropología para pensar su enseñanza

Sesión 2: “La enseñanza de la Antropología en el contexto universitario 2” (martes 1/12/2015) Horario: 13:30 a 17:30   

7. Bernadete Beserra

    Rémi Lavergne

UFC

Pesquisador Independente

Da antropologia da educação a uma didática antropológica

8. Marcelo Araujo

Doutor em Antropologia, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Escrever aqui, mas estar lá: educação a distância, ensino-aprendizagem e Antropologia

9. Anahi Guedes de Mello

Jefferson Virgílio

Miriam Pillar Grossi

PPGAS/UFSC  NIGS

PPGAS/UFSC NIGS

PPGAS/UFSC  NIGS

A produção dos dois lados dos diários de campo e a consulta a códigos de ética e laudos antropológicos no Ensino de Antropologia: relatos de experiências de práticas de estágio-docência

10. Ana Claudia Cruz Da Silva

UFF

Quatro anos do curso de graduação em antropologia da uff: um balanço

11. Eduardo Jordão de Araujo

Universidade Estácio de Sá - Curso de Direito - Núcleo de Pesquisa

O desafio de ensinar Ciências Sociais em novos contextos de acesso à universidade.

12. Amurabi Oliveira

UFPE/UFSC

Gilberto Freyre e o Ensino de Antropologia no Brasil.

Sesión 3: “La enseñanza de la Antropología en el contexto universitario 3” (miércoles 2/12/2015) Horario: 8:30 a 12:30

13. José Luis Ramos R.

Escuela Nacional de Antropología e Historia – México

Pensamiento social y cultura académica. Estudiantes de Etnología en México

14. Rodrigo Rosistolato

     Ana Pires do Prado

PPGE/UFRJ/BRASIL

UFRJ/BRASIL

Trânsitos pela cidade durante a produção de exercícios etnográficos.

15. Andréa Bayerl Mongim

Considerações sobre o uso das categorias diversidade  e  desigualdade no ensino de antropologia

16. Eliane Sebeika Rapchan

        Fagner Carniel

Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Sobre a difícil tarefa de compor um ensino em comum: revisitando as fronteiras entre natureza e cultura na formação de “não antropólogos”.

17. Beatriz Gesteira

      Larissa Quillinan

UFRJ

UFRJ

Experiências docentes como aprendizagem: ensinando e aprendendo antropologia nos diferentes níveis de ensino.

18. Bárbara de Souza Fontes

UFRJ

A antropologia na educação básica: uma análise dos livros didáticos

 

Sesión 4: La enseñanza de la Antropología en contextos escolares (miércoles 2/12/2015) Horario: 13:30 a 17:30

19. Hernán Perriere

UNS - UBA

Historia, patrimonio y educación: el museo como recurso didáctico en la escuela secundaria

20. Julieta Belén Barreira Casado

      Ana Laura Tomatti

Facultad de Filosofía y Letras (UBA)

El conflicto para la construcción colectiva del conocimiento

21. Marie-Anne Stival Pereira  Leal Lozano

       Pedro Rosas Magrini

UFSC

UFSC

Cursitas e professoras/es: os desafios da formação em gênero e diversidade na escolas.

22. Emília Haline Dutra

CNPq/ NIGS- UFSC

Entre versos e prosas - a música como facilitador metodológico para o debate entre gênero e educação nas oficinas do projeto papo-sério.

23. Breno Augusto Garcia Sales

Deylane Corrêa Pantoja Baía

UFPA/FAPESPA/SEDUC-Pará

UFPA/FAPESPA/SEMEC-Belém

Inventar com a Diferença”: a experiência de um projeto sobre cinema e direitos humanos no ensino da Antropologia na educação básica.

24. David da Costa Aguiar de Souza

       Carolina Zuccarelli

IFRJ

FE/UFRJ - PPGSA/UFRJ

Saberes locais: relatos sobre a visita ao mundo social dos discentes de ensino médio através da etnografia urbana.

 

Sesión 5: Experiencias en torno a la enseñanza en diversos contextos (jueves 3/12/2015) Horario: 8:30 a 12:30

25. Florencia Martínez Adorno

       Cecila Paruelo

UNRN

UBA

Talleres universitarios en cárceles argentinas. Un análisis de prácticas y desafíos a partir de experiencias diferentes llevadas adelante por dos Universidades Nacionales

26. Pérez Camila

UBA/CONICET

¿Qué sucede al enseñar en el encierro? El saber de la experiencia en ciertos procesos particulares de enseñanza.

27. Ana Flávia Andrade de Figueiredo

UFVJM

A disciplina antropológica nos cursos de turismo: que papel ocupar?

28. Guillermo Vega Sanabria

UFV

Os contextos culturais da educação e as modalidades diferenciadas de ensino no Brasil: quais são as possibilidades e os limites da Antropologia?

29. Ruth Helena Britto

PPGSC/IMS/UERJ  UNIAN

O profissional de saúde como antropólogo: limites e potencialidades de uma ‘conversão’

 

Sesión 6:  Experiencias en torno a la enseñanza en diversos contextos 2 (jueves 3/12/2015) Horario: 13:30 a 17:30

30. Ivia Maksud

Fiocruz/IF

Metodologia Qualitativa das Ciências Sociais em Saúde: intersecções, diálogos e desafíos

31. Piauí Marcelo Sorrentino

PUC RJ

A Educação Cidadã e o ensino da democracia representativa

32. Ineildes Calheiro dos Santos

Suely Aldir Messeder

UNEB

UNEB

As árbitras de futebol e a influência da educação física.

33. Vinícius Cruz Pinto

PPGA-UFF

“Nem lá, nem cá”: como ser um “professor-pesquisador” em escolas estaduais no Rio de Janeiro